sábado, 6 de dezembro de 2008

Permitir


Sabe os clichês: "cada um carrega a cruz que aguenta", " que a gente só recebe aquilo que dá conta de carregar" . Pois é.... tudo verdade;
Confirmo a cada desgraça que ouço da vida alheia, vida de pessoas próximas, de amigos, nos jornais, na minha, na minha familia;
Tem coisa que eu não consigo carregar, mas você consegue.
Por que isso veio para mim e não para você ? É por que eu dou conta dessa história e você não; Já do seu problema eu não dou conta.
Isso me alivia e faz entender porque certas coisas ruins acontecem com uns e não com os outros e porque com esse e não com aquele.
A conclusão que cheguei remete a um outro clichê: "todo mundo tem problema", mesmo os que parecem não ter, ou ja tiveram ou ainda terão.
E é atraves deles que a gente cresce, aprende , transforma, usa de trampolim para guinada.
O leão antes de atacar, recua dois passos e salta.
Acho que ocorre o mesmo com os problemas. Metaforicamente eles nos fazem recuar primeiro , reunir forças e saltar.
Escrevo isso para dizer a alguém, tudo que não consegui dizer quando escutei seus relatos mais recentes.
Fiquei impactada, me colocando no lugar, e meio paralisada sem saber como fazer para ajudar, para mudar, para tirar minha amiga dali, daquele lugar, daquela dor, daquela raiva que sentia.
Só queria te dizer que a gente veio aqui nesse mundo para ser feliz, ter liberdade e aprender o que não sabe.
E que tudo que vem para gente é porque sei lá porque isso nos fortalece, cria condição de evoluir , de ser melhor, de nos transformar, de lapidar, de dar o melhor .
O que a vida quer da gente é coragem. Só. Coragem para viver.
É isso , minha amiga você é uma corajosa, uma guerreira, pronto você já sabe, já provou, nós sabemos.
Por tanto agora que já provou para você e para o mundo que tem força.
Deixe-se cuidar,permita-se sentir um pouquinho, ser frágil. Faça pequenos mimos para você, se acaricie, faça massagem mesmo, compre um batom, faça a comida que gosta, compre uma rosa, coloque ao lado da cama para se lembrar de como você é especial, como é bonita.
E, o principal: peça ajuda. Saiba pedir ajuda.Isso tambem é importante.
Nós humanos somos bichos todos da mesma espécie. Somos tribais, de grupo, precisamos uns dos outros.
A vida fica mais leve com ajuda.
Permita-se !

Um comentário:

soniah disse...

Ter problemas é normal. A queda acontece de repente, rápida nao requer esforco algum. Pimba! e tô lá embaixo, me arrastando, lambendo o chao como um verme com todo o peso da forca da gravidade sobre meu corpo. Sem empenho, continuo confortavelmente deitada na sopa da minha própria desgraca esperando que venha ajuda mas ela nao vem, pois sua vinda depende de mim. Querer dar um passo tem que ser meu primeiro pensamento, aí brota a coragem do coracao e logo parto para a descisao e vou à luta. Meu objetivo é sempre ser feliz e já que "Tristeza nao tem fim, Felicidade sim...", ela precisa ser constantemente restaurada, preciso investir nela, me esforcar, trabalhar por ela sempre e sempre, pois é esse o estado que me eleva e me faz vencer a forca da gravidade.
Obrigado por me permitir essa reflexao!
Beijo
http://de.youtube.com/watch?v=RtOLSXFf_MA