quinta-feira, 16 de outubro de 2008

GABIROBA


Antes que todo mundo me pergunte por que "gabiroba" ??

fiz a pergunta e fiquei pensando na resposta ... pq mesmo botei esse nome no blog ???

depois de rodear......tentar inventar.... pensei , pensei.... e cheguei a conclusão mais obvia e honesta de todas.

o nome é uma homenagem a um idolo;

esse era o meu apelido de infancia, mas não era um apelido de todos. Apenas uma pessoa me chamava assim:" juju gabiroba". o meu tio , tio Washington Novaes.

na verdade ninguem nunca mais repetiu esse conjunto de palavras. nunca mais ouivi esse som.

e agora ele veio.

saudades de um som.

as vezes não dá uma saudade de um lugar, de uma pessoa, um cheiro... pois é eu tambem sinto saudade de sons... da sonoridade de certas palavras sendo pronunciadas.

Outro dia estava com saudades de pronunciar a palavra "Mãe!", mas não era de qq forma, era falar mãe, chamando, chamando a minha mãe. tipo : " Mãããããeeeeee!!!! meio berro quando vc esta no quarto de porta fechada e a mae na cozinha com liquidificador ligado, sabe.... bem alto.... berrado....

ok, senti saudades do meu apelido de pequena: Juju Gabiroba.

ih ....meu Deus.... sera que estou começando a envelhecer e ai estou virando criança de novo.... rsss

bom, voilá ! inauguro com uma sincera homenagem ao meu tio Washington.

e antes que eu me esqueça fui atras do significado completo de Gabiroba, ( graças ao google) taí:

A gabiroba, guabiroba ou guavira é o fruto produzido pela gabirobeira, um arbusto silvestre que cresce nos campos e pastagens do cerrado brasileiro. É um fruto arredondado, de coloração verde-amarelada, com polpa esverdeada, suculenta, envolvendo diversas sementes muito parecido com uma goiabinha. Ela pode ser consumida ao natural ou na forma de sucos, doces e sorvetes e ainda serve para fazer um apreciado licor.



2 comentários:

Renata Andrade Chamilet disse...

July! Coisa boa é você compartilhando o seu jeito único de ver o mundo com a gente!

re leve disse...

e eu, coraçao de melao que sou.... chorei... :)
I love U Juju Guariroba ou Olga, do jeito que for.
beijos